Followers

Acupuntura: Uma ciência milenar

Postado por Amanda Mariano quarta-feira, 12 de setembro de 2012

 
 
 
 
 

Hoje vamos falar da minha mais nova paixão: A Acupuntura!!!!

Mesmo com um turbilhão de informações, muitas dúvidas ainda ocorrem por parte de muitas pessoas, o que é extremamente natural, afinal a Acupuntura trata-se de uma visão totalmente diferente da nossa cultura.A Acupuntura é um método para estimular o organismo a melhorar sua função natural de reação contra as doenças. Ela consiste na inserção de agulhas especiais de ouro, prata ou aço inoxidável (tão finas como um fio de cabelo) em pontos específicos e em diferentes profundidades da pele. Essas agulhas têm a capacidade de alterar condições fisiológicas e bioquímicas e, assim, tratar uma ampla variedade de doenças.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o homem é considerado um sistema energético no qual corpo e mente são unificados, cada um influenciando e equilibrando o outro. Diferente da Medicina Ocidental que procura isolar e separar a doença da pessoa doente, a Medicina Chinesa enfatiza uma abordagem holística, em que o homem deve ser tratado como um todo, assim como os preceitos da Naturologia.

Em primeiro lugar, é necessário consultar um profissional especializado em Medicina Tradicional Chinesa que irá fazer o diagnóstico energético e uma análise aprofundada do seu caso. O diagnóstico pode incluir uma avaliação da pulsação, a observação de aspectos da língua, além da cor e aparência da pele. Em seguida, o acupunturista irá escolher os pontos mais adequados do seu corpo para o tratamento, os chamados “Pontos de Acupuntura”. Vale ressaltar que o diagnóstico feito pelo Acupunturista é um diagnóstico energético, e isso é totalmente diferente do diagnóstico médico, já que a acupuntura, ao contrário da Medicina Ocidental, aborda uma visão diferente de saúde/ doença.


 





Segundo a Medicina Tradiconal Chinesa, em nosso corpo, temos o Qi, que é conhecida também como Energia Vital. O Qi (Energia Vital), flui através de canais no corpo. Esta energia pode ser influenciada e equilibrada pela estimulação de pontos específicos do corpo. Estes pontos estão localizados ao longo dos canais de energia conhecidos como meridianos, que ligam nossos órgãos principais. Segundo a teoria da Medicina Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos se torna desequilibrado ou é bloqueado. É nesse momento em que a Acupuntura é utilizada, ela tem um intuito de equilibrar a circulação de Qi corretamente pelos meridianos, a fim de que os órgaos vitais recebam o Qi e mantenham-se funcionando em harmonia.


As agulhas utilizadas na Acupuntura são 25 a 50 vezes mais finas do que uma agulha comum. Isso significa que é uma prática quase que completamente indolor. Na maioria dos casos, as pessoas não sentem absolutamente nada e poucos pacientes relatam algum tipo de desconforto no momento em que as agulhas penetram na pele. Sensações de cólicas, formigamento, dormência, calor ou preguiça são os efeitos relatados por esses pacientes. As agulhas são deixadas no local de vinte a quarenta minutos e a maioria das pessoas considera a experiência extremamente relaxante. Em caso de dor, é importante que seu acupunturista saiba imediatamente, para que possa tornar o procedimento mais confortável. Em pessoas sensíveis à Acupuntura ou com fobia de agulhas, o acupunturista poderá usar agulhas ainda mais finas para ter um efeito suave. Existem outras técnicas de estimulação dos pontos de acupuntura, como é o caso da Colorpuntura, aplicação de sementres, utilização de laser e etc.



Além de tratar as mais diversas patologias, a Acupuntura é também frequentemente usada como uma medicina preventiva. Muitas pessoas vêem seu acupunturista de duas a quatro vezes ao ano, para uma espécie de "sintonia" ou "balanceamento" do corpo. Isso pode prevenir doenças e promover a saúde, energia e vitalidade.

A Acupuntura e a Medicina Chinesa são extremamente bem sucedidas no tratamento de uma variedade de doenças. Muitas pessoas comentem o erro de optar pela Acupuntura e pela Medicina Oriental como um "último recurso", quando os problemas de saúde já são graves e difíceis de tratar.

O acupunturista terá que observar o diagnóstico inicial para determinar se a Medicina Oriental poderá realmente surtir efeito. Cada caso é único e é difícil determinar a eficácia da Acupuntura sem uma avaliação completa. Para encontrar o melhor profissional para você, é necessário procurar por um profissional habilitado, procure saber de sua formação acadêmica, sua qualificação profissional. Lembrando que não se deve confiar em Terapeutas que fazem promessas milagrosas!

Bom senso é sempre fundamental!!

Informações extraídas de: www.acupunturista.net


Paz e Luz!
Namastê

0 comentários

Postar um comentário