Followers

Inspire, Expire... RESPIRE!!!

Postado por Amanda Mariano segunda-feira, 17 de setembro de 2012










O tempo está muito seco não é?!

O que eu mais tenho visto ultimamente são pessoas se queixando da umidade do ar, realmente em São Paulo está super quente, e o clima seco ajuda ainda mais a piorar essa sensação de “calor”. Consequentemente as queixas relacionadas aos problemas respiratórios aumentam de forma absurda, as “ites” nunca estiveram tão em alta!

Rinite, Sinusite, Bronquite, Alergias respiratórias, Apnéia e etc, são algumas das afecções mais populares que podemos citar. O que pouquíssimas pessoas sabem é que a Higiene Nasal pode ser uma alternativa de grande alívio e, por que não até a cura de muitos desses sintomas desagradáveis.







 


A Higiene Nasal (conhecida na Índia como: Neti-kryia) é um ato de suma importância, pois é no nariz é a porta de entrada do sistema respiratório, sendo responsável por filtrar e aquecer o ar espirado. Nos bebês, o cuidado deve ser redobrado, pois a falta de maturidade na coordenação, não permite que eles consigam assoar o nariz ou engolir a secreção. Isso faz com que haja um acúmulo de muco no nariz, prejudicando a respiração, além de interferir na amamentação da criança.  O hábito de realizar a higiene nasal mantém as narinas hidratadas  e protege a mucosa impedindo seu ressecamento, remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, previne até casos de otite em crianças. A Medicina Ayurvédica indica a higiene nasal como parte de diversos procedimentos terapêuticos às vias respiratórias chamados nasya.

Existem pessoas que utilizam seringas para higienização nasal, eu, particularmente e terapeuticamente falando, indico a utilização do “Lota”.

O Lota é o dispositivo de cerâmica esmaltada para a lavagem nasal. É utilizado na Índia desde os tempos remotos. O seu design é idealizado de forma que a água não caia sobre o rosto de quem o utiliza.  Também conhecido como “Jala-neti” (
Jala: água, Neti:nome dado à técnica utilizada).



Lota de Cerâmica



Basicamente, utiliza-se água morna e sal, ou soro fisiológico ligeiramente aquecidos* mas podem ser usados também em temperatura ambiente. (*em temperatura agradável a pele, pois as narinas não  extremamente sensíveis, então deve-se tomar muito cuidado para evitar queimaduras!). A água é colocada no Lota, e então aplicada em uma narina por vez, de forma que a água saia pela outra narina. Ao final da aplicação, assoa-se o Nariz, de forma que saiam os resquícios de água e o muco existente no mesmo.

No vídeo abaixo, pode-se ver como é efetuada a aplicação do Lota, e como deve-se proceder após sua aplicação.





 


IMPORTANTE: Vale lembrar que a utilização de qualquer outro ingrediente que não seja a água e sal ou o Soro, deve ser feita SOMENTE sob orientação do seu Terapeuta!

Qualquer pessoa pode melhorar sua qualidade de vida de forma saudável com técnicas naturais como essa explicada acima, mas toda e qualquer técnica deve ser praticada com consciência e responsabilidade!!

Dúvidas??! Consulte uma Naturóloga!!!!


Paz e Luz
Namastê!!

0 comentários

Postar um comentário