Followers

Aromaterapia

Postado por Amanda Mariano domingo, 15 de agosto de 2010



Ahhhhh como falar de cheiros sem lembrar de algum momento especial?!


De todas as nossas memórias, a visual, gustativa, olfativa, tátil e auditiva, a memória olfativa é a mais emocional, pois está ligada diretamente à memória emocional. Por isso, quando sentimos um cheiro, uma fragrância, começamos imediatamente uma viagem pelas nossas lembranças, pelos arquivos sensoriais do nosso cérebro, que nos transporta para o exato momento, para a exata situação na qual fomos apresentados a essa fragrância.

É o olfato que deixa a melhor impressão da eternidade quando o tema explorado são as essências, é o único dos sentidos que tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias. Os perfumes ou odores são capazes de despertar sensações de alerta ou tranqüilidade, conforto ou incômodo.

Quando aspiramos um óleo essencial, ele é absorvido pelos nervos olfativos indo diretamente para o cérebro, onde atinge uma região chamada de hipocampo. O hipocampo é relacionado ao comportamento, à memória e à emoção. É por isso que os aromas são muito indicados no tratamento de doenças psicossomáticas.
Ao atingir outra região do sistema nervoso – o sistema límbico – os aromas seguem para três regiões: o hipotálamo, que controla a agressividade; a glândula pituitária, que tem ação direta sobre as glândulas supra-renais; e as glândulas sexuais. Isso mostra como é ampla a ação dos aromas sobre o nosso organismo.
E mais: os componentes presentes nos óleos essenciais aumentam a circulação periférica do corpo. Eles têm o poder de alterar o comportamento da circulação sangüínea, do aparelho digestivo, do aparelho urinário, do sistema cardiovascular, do sistema pulmonar e ainda a secreção dos hormônios. Como se vê, os benefícios dos óleos essenciais são milhares. Basta saber utilizá-los com cautela, sempre com auxílio de um aromaterapeuta

A aromaterapia pode ser “dividida” em três tipos de atuações :

- Fisiológica: Acontece pelas propriedades químicas dos óleos essenciais que permitem a muitos carregarem consigo propriedades antibióticas, antiinflamatórias, anti-fúngicas, analgésicas, sedativas, etc. Normalmente é feito o uso dos óleos para tratar destes problemas através de massagens, banhos, compressas, inalação.

- Psicológica: É a ação exercida sobre a mente e emoções humanas a partir de sensações que são estimuladas pelos característicos aromas de cada óleo. Todas as formas de uso desencadeiam estas reações por acabarmos tendo contato com seus cheiros, como já explicamos anteriormente sobre a absorção dos óleos essenciais através do olfato.

- Energética: O efeito sobre a energia do nosso corpo e sua frequência que acaba se alterando pela memória energética trazida pelo óleo da planta. Isso acaba afetando-nos mental, física e emocionalmente.

De certa forma acabamos por lidar com as três formas pois uma maneira de atuação acaba por interferir na outra. O efeito psicológico do óleo essencial sobre a mente é marcante, causando liberações a nível emocional de traumas, somatizações, etc, assim como tratando uma série de desordens de personalidade como raiva, medos, apegos, fobias, etc. O tratamento fisiológico pode dar respostas rápidas, como acontece às vezes com casos de infecções e processos inflamatórios. O efeito energético é muito semelhante à ação psicoterápica, porém têm marcante repercussão fisiológica.

Sendo assim, não temos dúvidas da eficácia da aromaterapia tanto no ser humano, como também em animais, além de ser uma terapia extremamente prazerosa... ou melhor.... cheirosa ! rs

Logo mais, falaremos dos óleos essenciais específicos e seus princípios ativos e benefícios a saúde!

Uma linda semana a todos!!!
Beijinhos e Luz!!!
Namastê!!

1 Responses to Aromaterapia

  1. Parabéns Amanda, pela formatura e pelo blog. Bjos, sucesso!

     

Postar um comentário