Followers

Massoterapia

Postado por Amanda Mariano domingo, 29 de agosto de 2010



Hmmm, quem é que resiste a uma massagem??
Seja nos pés, nas mãos, nos ombros, nas costas, ou em qualquer parte do corpo ela é sempre muito bem vinda!

Além de ser uma demonstração de carinho, e afeto, o toque em especial à uma pessoa demonstra e muito sentimento por parte da pessoa que toca, e a pessoa que recebe também percebe automaticamente essa sensação de carinho, acolhimento, e isso não tem preço!! Mas não vamos falar somente da parte “sentimental” da massagem, pois isso muitas vezes fazem as pessoas pensar que a massagem é uma espécie de carinho mesmo, um toque suave, de amassamento em determinada área do corpo e somente isso, e é essa visão superficial que as pessoas tem da massagem que eu desejo que as pessoas tirem da cabeça, e encarem a massagem como uma terapia, que por sinal é muito eficaz!


A Massoterapia se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde. Faz parte das práticas manuais milenares, como o Shiatsu, Tui-Ná, Do-In que foram atualizadas e “somadas” aos recursos modernos da massoterapia ocidental, com o intuito de auxiliar na saúde da pessoa e como conseqüência em sua qualidade de vida. Trata-se de um método manual que se baseia na aplicação, em pontos específicos do corpo humano, de pressões, amassamentos, deslizamentos, percussões e fricções, que visam eliminar a fadiga e criar sensações agradáveis, além de estimular as defesas naturais do organismo. A massoterapia pode ser muito semelhante a uma massagem comum, mas o que a distingue é o fato de a sua aplicação ter, como pressuposto, um diagnóstico por parte do massoterapeuta. É o diagnóstico que vai direcionar o trabalho do massoterapeuta, já que a massoterapia abrange, principalmente, o Shiatsu, o Do-In, o Tui-Ná, a Reflexologia, a Massagem Ayurvédica e a Massagem Thai (todas de inspiração oriental) e a Drenagem Linfática Pós-operatória. Entre as massagens comuns destacam-se a Relaxante (inclusive a Sueca), a Estética e a Drenagem Linfática. As manobras da massagem, como pressões, amassamentos, deslizamentos, percussões e fricções produzem efeito de acordo com o ritmo, intensidade, e velocidade, assim sendo as manobras lentas tem efeito calmante, analgésico e antiespasmódico, já as manobras rápidas possuem efeitos estimulantes, além de ser desintoxicante.


Benefícios: Além dos benefícios já citados, podemos destacar que seu objetivo primordial é prevenir doenças e promover a saúde, maximizar a circulação da energia vital pelo corpo, estimular a circulação de uma forma geral, favorecer o autoconhecimento e autoconsciência, contribuir para a organização do tônus muscular e para a normalização das funções fisiológicas, auxiliando no combate de dores, tensões, desequilíbrios e disfunções em geral. Além disso a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajuda a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática, por exemplo utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática.

A massagem também pode melhorar o humor das pessoas, aliviar o estresse e fazer com que os clientes sintam-se mais relaxados.


NOTA: É sempre bom ressaltar que deve-se ter muito cuidado ao procurar um profissional da área, pois muitos fazem cursinhos de finais de semana e intitulam-se “massoterapeutas”, e todos nós sabemos que as coisas não funcionam bem assim, portanto o primeiro cuidado é procurar um profissional sério, de confiança, se for indicado por alguém conhecido, melhor ainda! E além desse cuidado, deve-se ter em mente que a massoterapia não substitui o tratamento médico, em HIPÓTESE ALGUMA! Como foi dito, ela faz parte de uma terapia complementar que visa promover o bem estar e o equilíbrio do interagente, além desses cuidados importantíssimos, é indispensável verificar o modo de trabalho do terapeuta, o local onde atende, as condições de higiene e principalmente o asseio do terapeuta, caso todos esses quesitos sejam devidamente seguidos a risca, só resta se entregar de corpo e alma as mãos do massoterapeuta e desfrutar de um momento único que só quem faz, consegue descrever!



Você está pronto?? Então entregue-se e relaxe... e após a massagem apenas se dê o prazer de usufruir dos seus benefícios!



Beijinhos e Luz!
Namastê!

0 comentários

Postar um comentário