Followers

O Poder do Alho

Postado por Amanda Mariano segunda-feira, 26 de julho de 2010





Alho


Um verdadeiro aliado da saúde!

O alho, um tempero tão famoso e ao mesmo tempo evitado (devido ao odor que provoca após o seu consumo) é um coringa quando se trata de prevenção e cura de diversos males.

Desde o patê de alho, o pão de alho, até o alho picadinho para temperar as saladas, ou mesmo para refogar o arroz, ou até mesmo aquele cházinho de alho que a vovó faz para gripe. Independente da forma que ele seja utilizado é um grande contribuinte para nossa saúde!

Na antiga China e na Índia, era utilizado para diminuir a coagulação sangüínea, e no Egito e na Grécia era considerado afrodisíaco. No século XIX Luis Pasteur, grande químico francês, demonstrou as propriedades anti-sépticas do alho.

Tal fama se deve ao alto teor bactericida, anti-tumoral, anti-oxidante, anti-inflamatória, imunoestimulante, protetor gástrico e protetor cardiovascular

Além de tantas propriedades benéficas, o alho têm sido um ótimo coadjuvante na redução da hipertensão e do colesterol LDL, o chamado “colesterol ruim”, combate infecções, e ainda alivia a congestão nasal. O alho também parece reduzir a coagulação sangüínea, diminuindo riscos de infartos e derrames cerebrais, acredita-se que o consumo de alho diminui o risco de câncer de cólon no ser humano.

Pesquisas demonstraram que o alho ajuda a diminuir o câncer de mama, pele e pulmão, além de ajudar a prevenir o câncer do cólon e do esôfago.
Uma pesquisa americana mostrou que o consumo regular de alho, cru ou cozido, pode diminuir pela metade o risco de câncer de estômago. Acredita-se que o tempero combate a bactéria Helicobacter pylori, que pode estar associada a alguns casos de câncer de estômago

O Alho deve ser consumido crú de preferência, e a quantidade indicada é de 4 gramas, ou 2 dentes de alho por dia.

Componentes do alho:
Rico em vitaminas B, Colina e Vitaminas C.
Os minerais: Cálcio, Magnésio, Fósforo, Ferro, Cromo, Zinco e o Selênio.
A Allicina, seu principal composto ativo, provou apresentar propriedades antivirais, antibacterianas e antifúgicas.

Precauções:
- O seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica.
- Suspender o uso: caso já teve algum sintoma alérgico após a sua ingestão, em grávidas, lactentes e crianças até quatro anos e em pré e pós operatório pois tem efeito anti-plaquetário.

Fica a dica: Passem a fazer do alho um companheiro nas suas refeições!!



Beijinhos e Luz!
Namastê

0 comentários

Postar um comentário