Followers

Começando com o pé direito!

Postado por Amanda Mariano sábado, 24 de julho de 2010


Nada melhor do que falar de um médico visionário, além de ser um ser humano espetacular, deixou uma lição de vida a todos que o seguem. Nosso estimado Dr. Bach, o descobridor dos remédios para a alma, ou os Florais de Bach.
Esse homem além de sábio tinha uma sensibilidade fora do comum, pois conseguiu captar a energia de seres tao sensíveis, as flores, e transformá-las em curadoras da alma. Realmente um ser humano brilhante!!!
Digno de todas as homenagens que recebe!!!

Para que possam entender um pouquinho da essência do blog, deixarei alguns pensamentos brilhantes desse homem extraordinário que em 1930 possuía uma mente visionária, e ao mesmo tempo humanitária.

“Cada um de nós tem o poder da cura, porque todos nós temos no coração amor por alguma coisa – pelo nosso próximo, por animais, pela natureza, pela beleza, e cada um de nós deseja proteger e ajudar a melhorar o que amamos. Cada um de nós também sente simpatia por aqueles que estão em desgraça e isso é natural, pois, todos nós já estivemos em desgraça vez ou outra em nossas vidas. Desse modo, não apenas podemos nos curar, mas também temos o grande privilégio de sermos capazes de ajudar os outros a se curarem e as únicas qualificações necessárias são o amor e a compaixão.

Como filhos do Criador, temos dentro de nós toda a perfeição e viemos a este mundo simplesmente para podermos perceber nossa Divindade. Deste modo, todas as provas e experiências por que passamos não nos derrubam, pois, através desse Poder Divino, tudo nos é possível”.
Dr. Bach



Em essência, a doença é o resultado do conflito entre a Alma e a Mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais.
Nenhum esforço que se destine apenas ao corpo pode fazer mais do que reparar superficialmente um dano, e nisso não há nenhuma cura, visto que a causa ainda continua em atividade e pode, a qualquer momento, manifestar novamente sua presença, assumindo outro aspecto. De fato, em muitos casos a recuperação aparente acaba sendo prejudicial, já que oculta do paciente a verdadeira causa do seu problema, e, na satisfação que se experimenta com essa aparente recuperação da saúde, o fato real, continuando ignorado, pode fortalecer-se.

Uma das exceções para os métodos materialistas na ciência moderna é a do grande Hahnemann, o fundador da homeopatia, que com sua compreensão do amor beneficente do Criador e da Divindade que mora dentro do homem, e por estudar a atitude mental de seus pacientes diante da vida, do meio ambiente e suas doenças, foi buscar nas ervas do campo e nos domínios da natureza o remédio que não apenas haveria de curar seus corpos, mas, ao mesmo tempo, elevaria a sua perspectiva mental.

Quinhentos anos antes de Cristo, alguns médicos da antiga Índia, trabalhando sob a influência do Senhor Buda, levaram a arte de curar a um estágio tão perfeito que conseguiram abolir a cirurgia, ainda que, na sua época, ela fosse tão eficiente, ou até mais, que a dos dias atuais. Homens como Hipócrates, com seus ideais grandiosos sobre a cura; Paracelso, com a convicção de uma divindade dentro do homem, e, Hahnemann, que compreendeu que a doença tinha sua origem num plano acima do físico - todos eles sabiam muito sobre a verdadeira natureza do sofrimento e sobre o remédio para ele.

A doença, posto que pareça tão cruel, é benéfica e existe para nosso próprio bem; se interpretada de maneira correta, guiar-nos-á em direção aos nossos defeitos principais. Se tratada com propriedade, será a causa da supressão desses defeitos e fará de nós pessoas melhores e mais evoluídas do que éramos antes. O sofrimento é um corretivo para se salientar uma lição que de outro modo não haveríamos de aprender, e ele jamais poderá ser dispensado até que a lição seja totalmente assimilada.

Vemos que não há nada de acidental no que diz respeito à doença, nem quanto ao seu tipo nem quanto à parte do corpo que foi afetada; como todos os outros resultados da energia, ela obedece à lei de causa e efeito. Certos males podem ser causados por meios físicos diretos, tais como os associados à ingestão de substâncias tóxicas, acidentes, ferimentos e excessos cometidos, mas, em geral, a doença se deve a algum erro básico em nosso temperamento.

As doenças reais e básicas do homem são certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade, a ambição; e se cada um deles for considerado individualmente, notar-se-á que todos são contrários à Unidade. Tais defeitos é que constituem a verdadeira doença, e a continuidade desses defeitos, persistirmos neles, depois de termos alcançado um estágio de desenvolvimento em que já os sabemos nocivos, é o que ocasiona no corpo os efeitos prejudiciais que conhecemos como enfermidades.

Para se alcançar uma cura completa, não somente devem ser empregados recursos físicos, escolhendo sempre os métodos melhores e mais familiares à arte da cura, mas também devemos lançar mão de toda a nossa habilidade para eliminar qualquer falha em nossa natureza; porque a cura total vem essencialmente de dentro de nós, da própria Alma que, por meio da bondade do Criador, irradia harmonia do começo ao fim da personalidade, quando se permite que assim seja.
...não há objetivo em nos ocuparmos dos fracassos da medicina moderna; demolir é inútil quando não se constrói um edifício melhor e, como na medicina já se estabeleceram as bases de uma edificação mais nova, empenhemo-nos em acrescentar um ou dois tijolos a esse templo. Tampouco pode ser de valor uma crítica negativa da profissão; é o sistema que está fundamentalmente equivocado, não os homens; pois é um sistema pelo qual o médico, pôr razões unicamente econômicas, não tem tempo para ministrar um tratamento tranqüilo e sossegado nem oportunidade para pensar e meditar adequadamente, o que deveria ser a herança dos que devotam sua vida a assistir doentes. Como disse Paracelso, o médico sábio atende a cinco, e não a quinze pacientes num dia - ideal impraticável em nossa época para um médico comum.

A aurora de uma arte de curar mais nova e melhor paira sobre nós. Há cem anos, a homeopatia de Hahnemann foi o primeiro raio da luz matinal, depois de um longo período de trevas, e pode desempenhar um grande papel na medicina do futuro. Ademais, a atenção que se está dispensando no presente momento à melhoria da qualidade de vida e ao estabelecimento de uma dieta mais pura é um progresso rumo à prevenção da doença; a esses movimentos que pretendem levar ao conhecimento das pessoas tanto a relação que existe entre os fracassos espirituais e a enfermidade, bem como a cura que se pode obter através do aprimoramento da mente, estão apontando o caminho por onde devemos seguir rumo à luz de um novo dia, em cujo brilho a escuridão da enfermidade desaparecerá.

Texto escrito por Dr Edward Bach em 1930.

Essa é a essência da Naturologia, tratar a causa do problema, e não o sintoma, deve-se ter consciência de que o ser humano é um ser biopsicosocial, ou seja, para tratarmos o corpo, é preciso tratar a mente, as emoções, e suas relações pessoais, o tratamento se dá de forma integral para que haja uma resposta positiva de forma integral, logo o paciente não irá melhorar de um determinado sintoma somente, mas melhorará também sua qualidade de vida, o ambiente em que vive, suas relações pessoais e o seu modo de encarar a vida, e terá consciência de que toda e qualquer atitude tomada trará consequências em diversos âmbitos de sua vida. Assim, ao mudar seus antigos hábitos que provocavam determinada enfermidade, ele estará livre de incômodos causados pela antiga patologia.
A doença não é um castigo, ou punição, pelo contrário, a doença por incrível que pareça tem um aspecto positivo, pois ela é o "aviso" do seu corpo de que suas ações não estão sendo ideiais, por isso muitas vezes as pessoas ficam doentes e acabam por privar-se da companhia de outrem, são obrigadas a permanecerem em repouso, e esse é o momento ideal para que a pessoa possa refletir sobre o que ela anda fazendo da sua vida, como anda a sua rotina, e tomar consciência de que é hora de mudar! E nunca é tarde para mudar! Basta querer!!!
Temos muitas ferramentas ao nosso alcance, e espero de coração que esse blog seja uma delas!
Boa Leitura!

Namastê



Namastê: "O Deus que habita em mim, saúda e reconhece o Deus que há em ti"
(É uma saudação hindu, é a forma mais digna de se cumprimentar um homem)

Beijinhos e Luz!

0 comentários

Postar um comentário